Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

estrategiaeexcelencia

estrategiaeexcelencia

ACONTECIMENTOS......

imagen feliz mes de agosto 04.jpg

Seguem os acontecimentos do restante da semana que acabou......

9 de Agosto

- de 378. O exército romano do Imperador Valente (328-378) foi derrotado pelas forças godas em Adrinopla. A infantaria romana foi derrotada pela cavalaria goda, e o império Romano ficou sem exército para o defender das incursões dos povos bárbaros, que se multiplicavam ao longo de toda a fronteira do Império.

- de 1401. Tamerlão (1336-1405), ou Timour Lang, restaurador do império mongol de Gengis Khan, conquista Bagdade.

- de 1805. A Áustria adere à aliança entre a Grã-Bretanha e a Rússia organizada contra a França de Napoleão Bonaparte

- de 1945. Os Estados Unidos lançam a segunda bomba atómica sobre o Japão, destruindo a cidade de Nagasaki, capital do catolicismo japonês. A cidade era o alvo secundário da bomba, que ao deflagrar matou cerca de 70.000 pessoas, destruindo metade da cidade.

- de 1974. Nixon demite-se da presidência dos Estados Unidos da América, devido ao escândalo Watergate. 

10 de Agosto

- de 955. Otão I (912-973), duque da Saxónia, rei dos Lombardos, dos Francos orientais e dos Saxões, derrota no Lechfeld, a Sul de Augsburg, nas margens do rio Lech, na actual Baviera, uma incursão Magiar, terminando de vez com a ameaça que este povo eslavo representava para a Germania desde o início do século X.

- de 1511. Afonso de Albuquerque conquista Malaca.

- de 1792. Uma multidão invade o Palácio das Tulherias e massacra a Guarda Suiça.

- de 1912. Nascimento do romancista brasileiro Jorge Amado (1912-2001).

- de 1952. Entra em vigor a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA). 

11 de Agosto

- de 1255. A monja Clara Offreduccio (1193-1253), fundadora da Ordem das Clarissas, companheira de S. Francisco de Assis, é canonizada enquanto Santa Clara de Assis..

- de 1492. Rodrigo de Borja, cardeal desde os 25 anos, bispo de Barcelona e arcebispo de Valência, é eleito papa, adoptando o nome de Alexandre VI. A sua eleição foi um escândalo já que, enquanto cardeal, tinha cinco filhos de uma filha de uma antiga amante. Dois ficaram célebres com o apelido italianizado de Bórgia: César, nomeado cardeal pelo pai, e Lucrécia.

- de 1675. Fundação do Observatório Astronómico de Greenwich.

- de 1897. Nascimento da escritora britânica Enid Blynton. Ficou famosa com a publicação da série de aventuras protagonizadas pelos Cinco.

- de 1952. Hussein ascende ao trono da Jordânia, após o parlamento jordano ter declarado o pai, o rei Talal, incapaz de governar devido a sofrer de esquizofrenia. 

12 de Agosto

- de 1099. Godofredo de Bulhão, Tancredo de Taranto e Roberto da Normandia, à frente de forças cristãs vindas para a Terra Santa com a primeira Cruzada, derrotaram um exército muçulmano vindo do Egipto, em Ascalon, perto de Jerusalém.

- de 1812. O exército anglo-português comandado por Wellington, acompanhado de algumas forças espanholas, entra em Madrid.

- de 1851. O mecânico americano Isaac M. Singer, patenteia o seu modelo de máquina de coser.

- de 1881. Nascimento do cineasta americano Cecil B. DeMille (1881-1959), em Ashfield, Massachusetts. O seu mais conhecido filme foi Os Dez Mandamentos; o seu primeiro grande filme o muito controverso Nascimento de uma Nação.

- de 1914. O Japão declara a guerra à Alemanha.

- de 1955. Thomas Mann, escritor alemão e Prémio Nobel de Literatura de 1929, morre em Zurique, na Suiça.

- de 1999. Melo Antunes, ideólogo do 25 de Abril, morre. 

13 de Agosto

- de 1521. Hernán Cortés conquista a capital do império azteca, Tehnotitlan.

- de 1704. John Churchill, duque de Marlborough, apoiado por Eugénio, príncipe de Sáboia, com tropas do Sacro Império Alemão, derrotou um exército francês na Batalha de Blenheim, na Baviera, durante a Guerra da Sucessão de Espanha.

- de 1765. O arquiduque Leopoldo (1747-1792), futuro Imperador austríaco, abole a Inquisição na Toscânia. 

- de 1792. A família real francesa é encarcerada na prisão do Templo.

- de 1862. Com a assinatura do Tratado de Jien-Jsin, o governo chinês reconhece Macau como território português.

- de 1899. Nascimento do realizador de cinema britânico Alfred Hitchcock (1899-1980), em Londres, Inglaterra. Dos seus muitos filmes destacam-se RebeccaJanela IndiscretaOs Pássaros e Psycho.

- de 1905. Em referendo o povo norueguês expressa a sua vontade de se tornar independente da Suécia. 

- de 1913. É rubricado, com vista a posterior assinatura e ratificação, um novo Acordo Anglo-Alemão, que não só renovava as cláusulas do acordo de 1898 sobre as colónias portuguesas, acordo realizado no âmbito do pedido de empréstimo português após a bancarrota, mas também estabelecia uma nova partilha territorial, assim como alargava os fundamentos de uma possível intervenção nas colónias portuguesas.

- de 1927. Nascimento de Fidel Castro, em Mayari, Cuba. Dirige Cuba desde que expulsou o ditador Fulgêncio Baptista, em 1959.

- de 1961. Começo da construção do Muro de Berlim. A fronteira entre as duas Alemanhas é fechada para impedir a emigração para o lado ocidental. A fronteira foi reaberta em Novembro de 1989, e o muro foi destruído em finais de 1990.

14 de Agosto

- de 582. Morre o segundo imperador romano, Tibério.

- de 1385. Batalha de Aljubarrota. Uma hoste comandada por D. João, Mestre de Aviz e D. Nuno Álvares Pereira, vencem a hoste do rei de Castela, D. João.

- de 1881. O investigador cubano Carlos Finlay descobre o mosquito propagador do paludismo.

- de 1890. O Coliseu dos Recreios de Lisboa é inaugurado.

- de 1935. São aprovadas no Congresso dos Estados Unidos da América as leis que puseram em prática o New Deal do Presidente Roosevelt.

- de 1936. Tropas rebeldes vindas do Norte de África, dirigidas superiormente pelo general Francisco Franco, e comandadas localmente pelo coronel Juan Yague, tomam Badajoz, unindo as duas áreas que se revoltaram contra o governo republicano espanhol, e que deram origem à Guerra Civil espanhola.

- de 1941. Carta do Atlântico é assinada pelo presidente americano Roosevelt e pelo primeiro-ministro britânico Churchill, após várias reuniões secretas realizadas em navios ao largo da Terra Nova. A Carta foi a primeira pedra na construção da Organização das Nações Unidas (ONU)

- de 1945. O Japão aceita as condições impostas pelos aliados, e rende-se incondicionalmente. É o dia da Vitória sobre o Japão (V-J Day) e o fim da Segunda Guerra Mundial.

- O Marechal Pétain é condenado à morte por um tribunal francês.