Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

estrategiaeexcelencia

estrategiaeexcelencia

ACONTECIMENTOS......

agosto.jpg

A partir desta semana, os FATOS HISTÓRICOS que tenho mostrado aqui nese simples blog, serão de forma semanal, ou seja, uma vez por semana....acompanhem.....

De 21 a 27 de AGOSTO:

21 de Agosto

- de 1415. As tropas portugueses sob o comando do Rei D. João I, desembarcam em Ceuta, conquistando a cidade.

- de 1808. O exército francês comandado pelo general Junot é derrotado pelo exército britânico do general Wellesley, futuro duque de Wellington, no Vimeiro.

- de 1810. O general francês Bernadotte, marechal do Império, é escolhido para herdeiro da coroa da sueca. A dinastia que fundou ainda reina na Suécia.

- de 1822. O Banco de Lisboa abre as portas ao público.

- de 1911. Foi promulgada a Constituição de 1911, que instituiu o regime republicano em Portugal.

- de 1983. O líder da oposição filipina Benigno Aquino é morto, no Aeroporto de Manila, quando descia do avião. A revolta contra este assassinato levou à queda do regime de Ferdinand Marcos, e a nomeação de Corazon Aquino, viúva do chefe da oposição, para presidente das Filipinas. 

22 de Agosto

- de 1422. D. João I determina que o Calendário, em Portugal, se passe a reger pela era de Cristo, em substituição da de César.

- de 1485. Ricardo III de Inglaterra morre no decurso da Batalha de Bosworth, ganha por Henrique Tudor. Com ele a dinastia dos Plantagenetas termina, assim como a Guerra das Rosas, guerra civil inglesa que opôs os dois ramos da casa real inglesa - os Lencastre e os York. Henrique tornou-se rei com o nome de Henrique VII.

- de 1645. Os turcos invadem a ilha de Creta.

- de 1715. Haendel estreia, possivelmente, a sua obra Musica aquática (Water Music) no Tamisa, durante uma viagem de barco do rei Jorge I entre Whitehall e Limehouse, em Chelsea.

- de 1862. Sarah Bernhardt estreia-se nos palcos parisienses.

- Nascimento do compositor francês Claude Debussy (1862-1918), em Saint Germain-en-Laye, França. É o criador do estilo de música impressionista.

- Nascimento do escritor italiano Emílio Salgari, criador de Sandokan.

- de 1902. Nasce Leni Riefenstahl, actriz, realizadora, e fotógrafa alemã, que realizou em 1934 o filme o Triunfo da Vontade, sobre o congresso do partido nazi daquele ano.

- de 1911. O quadro de Leonardo Da Vinci, La Gioconda, é roubado do Museu du Louvre de Paris.

- de 1922. Assassinato do dirigente independentista irlandês Michael Collins. 

23 de Agosto

- de 1244. Tomada definitiva de Jerusalém pelos Turcos Kharezmianos, que pilham o Santo Sepulcro.

- de 1781. Criação da Aula Régia do Desenho de Figura e Arquitectura Civil.

- de 1785. Frederico II da Prússia cria a Liga dos Príncipes Alemães contra a Áustria.

- de 1927. Os imigrantes italianos Nicola Sacco e Bartolomeu Vanzetti, defensores de ideias políticas radicais, foram electrocutados numa prisão do estado americano do Massachusets. Acusados da morte de dois funcionários de uma fábrica de sapatos ocorrida durante um assalto. Todos os apelos para a realização de um novo julgamento foram recusados, mesmo depois de um criminosos ter admitido ter organizado o assalto com a ajuda de um grupo de criminosos. 

- de 1939. Assinatura do Pacto de Não-Agressão Germano-Soviético, por Ribbentrop e Molotov, ministros dos negócios estrangeiros, na presença de Staline.

- de 1941. Ataque nocturno generalizado da Luftwaffe a Londres. Tem início a «Blitz» contra Londres. 

24 de Agosto

- de 79 d.c. O Vesúvio, um vulcão activo no sul de Itália entra em erupção, destruindo as cidades de Pompeia, Herculaneum e Stabiae.

- de 1305. William Wallace, o herói nacional da Escócia, é enforcado, afogado e esquartejado em Smithfield, Londres, Inglaterra.

- de 1356. Tremor de terra em Lisboa, que destrói parte da Sé.

- de 1535. Calvino conclui em Genebra a redacção da sua obra Institutio Christianae Religionis, onde fundamenta teoricamente o seu pensamento.

- de 1572. Massacre de São Bartolomeu: milhares de huguenotes, protestantes franceses, foram massacrados em Paris, e no resto da França, por católicos.

- de 1814. A cidade de Washington, capital dos Estados Unidos, é ocupada por uma força militar britânica, no decurso da Guerra de 1812. O Capitólio, a Casa Branca, entre outros edifícios públicos e privados são incendiados, em retaliação pelo incêndio da cidade de York (actual Toronto) por tropas americanas.

- de 1820. Pronunciamento da guarnição militar do Porto, que defende a reunião de Cortes. Vai dar origem ao estabelecimento de uma experiência de governo liberal em Portugal, e à redacção e aplicação da primeira Constituição Portuguesa.

- de 1911. A França reconhece a República portuguesa, no dia da eleição do primeiro Presidente da República, Manuel de Arriaga, sendo o primeiro país europeu a fazê-lo. 

25 de Agosto

- de 1270. Morte de São Luís, rei de França com o nome de Luís IX, em Tunes, durante a Oitava Cruzada.

- de 1900. Morte do filósofo alemão Friedrich Nietzche.

- de 1918. O maestro americano Leonard Bernstein (1918-1990) nasce em Lawrence, no estado americano do Massachusets. O musical West Side Story celebrizou-o, assim como a ópera Candide.

- de 1944. O exército aliado, tendo como guarda avançada uma Divisão francesa, liberta Paris. 

26 de Agosto

- de 55 a. de C. Júlio César dirige o desembarque de 2 Legiões - a 7.ª e a 10.ª - na Grã-Bretanha, naquilo que não foi mais do que uma expedição de reconhecimento.

- de 1597. Morte de D. António, Prior do Crato, rei de Portugal, em Paris.

- de 1789. Aprovação da Declaração dos Direitos dos Homens, pela Assembleia Constituinte francesa, durante a Revolução Francesa.

- de 1883. Uma das mais catastróficas erupções vulcânicas registadas pela história, ocorreu na ilha indonésia de Krakatoa. As ondas provocadas pela erupção mataram cerca de 36.000 pessoas vivendo nas ilhas vizinhas.

- de 1897. Nascimento de Gianbattista Montini, futuro papa Paulo VI. 

27 de Agosto

- de 387. Morte de Santa Mónica, mãe de Santo Agostinho.

- de 1535. O Grande Conselho de Genebra proibe a religião católica.

- de 1770. Nascimento do filósofo alemão Georg Friedrich Hegel (1770-1831). Hegel identifica o ser e o pensamento como um princípio único, a ideia, que se desenvolve em três fases: teseantítese e síntese. Escreveu Fenomenologia do espírito e Princípios da filosofia do direito.

- de 1791. Pela Declaração de Pillnitz, a Áustria e a Prússia mostram-se dispostas a intervir contra a França revolucionária.

- de 1910. Nascimento de Madre Teresa de Calcutá (1910-1997), como Agnes Gonxha Bojaxhiu, em Skopje, Jugoslávia. Fundou a ordem das Missionárias da Caridade, em Calcutá, na Índia.

- de 1940. É criado o Ministério da Economia, por meio de um decreto-lei, englobando os serviços dos extintos Ministério do Comércio e Indústria e do Ministério da Agricultura.

- de 1965. O arquitecto suiço Le Corbusier morre em Cap Martin, França.

- de 1975. Morte de Hailé Selassié (1892-1975), último imperador da Etiópia.