Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

estrategiaeexcelencia

estrategiaeexcelencia

ACONTECIMENTOS......

Hello-setembro.png

Ainda vamos a tempo de relembrar os acontecimentos importantes do início deste mês de Setembro, a saber, dos dias 4 a 10.....

4 de Setembro

- de 400. No Concílio de Toledo declara-se que se deve negar a comunhão a todos os homens casados que tiverem uma concubina.

- de 476. Odoacro, rei da tribo germânica dos Hérulos, antigo aliado de Átila, depõe o Imperador Romulus Augustule e envia ao Imperador Bizantino as insígnias imperiais, realizando formalmente a reunificação do Império Romano, dividido em dois em 395. De facto é o fim do Império Rmano do Ocidente.

- de 1479. Assinatura do Tratado de Alcáçovas, entre D. Afonso V e os reis católicos, Isabel de Castela e Fernando de Aragão, que pôs fim à Guerra da Sucessão de Castela. O rei de Portugal reconheceu Isabel como rainha de Castela, em vez da sua sobrinha D. Joana, a Excelente Senhora, conhecida em Espanha como a Beltraneja, por ser considerada filha de um D. Beltrão e não do rei Henrique IV, e da infanta de Portugal, D. Joana, filha do rei D. Duarte. 

- de 1768. Nascimento em Saint-Malô, na Bretanha do célebre escritor e político francês visconde François-René de Chateaubriand.

- de 1781. Fundação da cidade americana de Los Angeles, pelo governador espanhol da California, Felipe de Neve. O nome completo da povoação era El Pueblo de la Reina de Los Angeles.

- de 1870. A República é proclama em França. É o nascimento da 3.ª República, depois das duas anteriores experiências de 1792 a 1804 e de 1848 a 1854.

- de 1886. A última guerra importante entre os Estados Unidos e os tribos índias termina com a captura do chefe Apache Jerónimo, que morrerá em 1909 no Forte Still, no estado do Oklahoma.

- de 1970. Salvador Allende ganha as eleições presidenciais no Chile. 

5 de Setembro

- de 1774. Reunião do primeiro Congresso Continental em Filadélfia.

- de 1960. O poeta Leopold S. Senghor é eleito presidente do Senegal. 

- de 1972. Onze membros da delegação israelita aos Jogos Olímpicos de Munique são mortos, durante um ataque à aldeia olímpica, por membros do grupo terrorista palestiniano Setembro Negro

- de 1997. Madre Teresa de Calcutá morre  em Calcutá, na Índia, com 87 anos de idade.  Criou a congregação das Missionárias da Caridade

6 de Setembro

- de 1522. Chegada ao porto de San Lucar, no Sul de Espanha, da nau Vitória, que trazia os sobreviventes da expedição que comandada por Fernão de Magalhães, tinha começado a viagem de circum-navegação da terra três anos antes.

- de 1771. A carruagem do marquês de Pombal é apedrejada à saída do Paço.

- de 1951. Assinatura do primeiro acordo entre Portugal e os Estados Unidos da América, de utilização da Base das Lajes pelas Forças Armadas americanas.

- de 1989. Uma equipa médica, dirigida pelo cirurgião Gentil Martins, separa, com êxito, duas gémeas siamesas recém-nascidas, ligadas pelo abdómen.

- de 1991. A cidade de Leningrado, na Rússia, voltou à sua antiga designação de São Petersburgo. O regime republicano instaurado no princípio de 1917, e destruído pela revolução bolchevique de Novembro, tinha-lhe dado o nome de Petrogrado

7 de Setembro

- de 1091. Os invasores almorávidas ocupam Sevilha.

- de 1533. Nascimento de Isabel I (1533-1603), rainha de Inglaterra, no Palácio de Greenwich. Filha de Henrique VIII e de Ana Bolena, ascendeu ao trono em 1558, com 25 anos de idade, devido à morte sem descendência dos seus meios-irmãos mais velhos - Eduardo VI, filho do  casamento do pai com Jane Seymour, em 1553, e de Maria, filha de Catarina de Aragão, em 1558.

- de 1540. A vila de Faro é elevada a cidade pelo rei D. João III.

- de 1701. É assinado em Haia, na Holanda, o tratado que dará origem à coligação conhecida como a Grande Aliança. Esta aliança oporá a Grã-Bretanha, a Holanda e o Império alemão à França, devido à escolha de um príncipe francês para suceder na coroa espanhola, vaga pela morte de Carlos III. Portugal aderirá a esta aliança em 1703. 

- de 1812. Batalha de Borodino entre as forças invasoras comandadas pelo imperador francês Napoleão Bonaparte e o exército russo, que recua para Leste, permitindo a ocupação de Moscovo.

- de 1822. O infante D. Pedro, filho do rei D. João VI, proclama a independência do Brasil, dando o «Grito do Ipiranga», junto ao rio do mesmo nome, nos arredores de São Paulo.

- de 1901. Fim da Guerra dos Boxers, com a assinatura do Protocolo de Pequim.

- de 1930. Nascimento do rei Balduíno da Bélgica. Ascenderá ao trono belga, muito novo, devido à abdicação forçada do pai, o rei Leopoldo III, em Julho de 1951.

- de 1940. Começo dos bombardeamentos alemães a Londres, dando início ao que ficará conhecido como Blitz.

- de 1974. Assinatura dos Acordos de Lusaca entre o governo português e a Frelimo - Frente de Libertação de Moçambique.

- de 1994. As forças armadas dos Estados Unidos da América fecharam o seu Quartel-General em Berlim, terminando a presença militar dos aliados na antiga capital da Alemanha.

- de 1999. Primeira reunião do Parlamento alemão, o Bundestag, em Berlim, desde o fim da Segunda Guerra Mundial. 

8 de Setembro

- de 1883. A linha de caminho de ferro que atravessa os Estados Unidos da América de costa a costa - a Northern Pacific Railroad - é concluída.

- de 1895. Uma coluna militar portuguesa derrota uma força de índigenas no Combate de Magul, durante a «Campanha de 95» em Moçambique, de pacificação das revoltas de negros começadas em 1894, com um ataque a Lourenço Marques.

de 1918. Devido ao prolongamento da Guerra, e à guerra submarina alemã, começam a ser distribuídas, em Portugal, senhas de racionamento e cartas de consumo.

- de 1941. O exército alemão começa o cerco à cidade de Leningrado, na Rússia. O Cerco dos 900 Dias, que só acabará em Janeiro de 1944, fará cerca de um milhão de vítimas civis.

- de 1944. A primeira bomba foguete alemã - uma V-2 - cai em Londres.

- de 1964. Malta tornou-se independente da Grã-Bretanha. Conquistada à Ordem de Malta por Napoleão Bonaparte em 12 de Junho de 1798, quando da expedição francesa ao Egipto, tinha sido tomada por forças britânicas em 1800. 

9 de Setembro

- de 1438. O rei D. Duarte (1391-1438) morre em Tomar. O seu filho sobe ao trono com o nome de Afonso V.

- de 1836. Com a chegada a Lisboa dos deputados do Porto, liderados pelos irmãos Passos, opositores da Carta Constitucional, e do seu método eleitoral - censitário, indirecto e por isso muito restritivo -, tem início a Revolução de Setembro..

- de 1948. Com a retirada das forças militares soviéticas do norte da Coreia, ocupada no fim da Segunda Guerra Mundial, a República Popular da Coreia é proclamada, tendo Pyongyang como capital.

- de 1976. Mao Tsé-Tung (1893-1976), presidente do partido Comunista da China, morre em Pequim, com 81 anos. 

10 de Setembro

- de 1740. Nascimento do poeta Nicolau Tolentino (1740-1811). Um poeta pouco estudado porque muito difícil de enquadrar, com uma poesia essencialmente narrativa, que descreve factos e situações, de preferência a «senti-los».

- de 1765. A liberdade do comércio com todos os domínios é estabelecida em Portugal.

- de 1772. Criação do Subsídio Literário, para pagamento aos mestres de ler e escrever, de solfa e gramática.

- de 1836. A Constituição de 1822 é restabelecida, por decreto, formando-se um novo governo presidido pelo conde de Linhares, e incluindo Passos Manuel, Sá Nogueira (futuro marquês de Sá da Bandeira) e Vieira de Castro.

- de 1898. Morte da Imperatriz da Áustria-Hungria, Isabel (Sissi), assassinada em Genebra, na Suiça, por uma anarquista italiano.

- de 1911. Reconhecimento conjunto da República portuguesa pelas grandes potências europeias, todas com um sistema político monárquico: Grã-Bretanha, Espanha, Alemanha, Itália e Áustria-Hungria.

- de 1919. Assinatura do Tratado de Saint-Germain pelos aliados, após a derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial. A Itália e a Checoslováquia recebem territórios pertencentes à Áustria, sendo esta potência proibida de se unificar à Alemanha.

- de 1943. As tropas aliadas libertam Roma da ocupação alemã, no decurso da campanha de Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.

- de 1974. Portugal reconhece a independência da Guiné-Bissau.

- de 1979. Morte de Agostinho Neto (1922-1979), primeiro presidente da República Popular de Angola.