Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

estrategiaeexcelencia

estrategiaeexcelencia

ACONTECIMENTOS......

Setembro-chegou.jpg

Entramos assim na ÚLTIMA SEMANA DE SETEMBRO......

Vamos então relembrar o que aconteceu de importante nestas datas.....

25 de Setembro

- de 1513. O explorador espanhol Vasco Nunez de Balboa avistou o Oceano Pacífico pela primeira vez, quando atravessava o Istmo do Panamá.

- de 1789. As primeiras dez emendas à Constituição dos Estados Unidos da América são aprovados, incluindo aqueles que constituem a Bill of Rights.

- de 1864. Fundação em Londres da Associação Internacioanal de Trabalhadores.

- de 1919. Quionga, povoação no Norte de Moçambique, ocupada pelos alemães em finais do século XIX, é restituída a Portugal por decisão do Conselho Supremo das Potências Aliadas e Associadas.

- de 1933. Criação do Secretariado da Propaganda Nacional. António Ferro, antigo jornalista do Diário de Notícias, é nomeado para o dirigir. Mais tarde, o nome mudará para SNI (Secretariado Nacional de Informação).

- de 1993. O primeiro satélite português, o Posat I foi lançado na Guiana Francesa por intermédio de um foguetão Arianne.

 

26 de Setembro

- de 1687. O exército veneziano, tendo invadido a Grécia, e tentando conquistar Atenas, atacou a fortaleza turca construída na Acrópole, danificando seriamente o Parthenon

- de 1795. Nascimento de Bernardo de Sá Nogueira (1795-1876), em Santarém. Oficial de cavalaria durante as Invasões Francesas, perderá um braço no combate do Alto da Bandeira, durante o Cerco do Porto, no decurso da Guerra Civil de 1832-1834. Será nomeado sucessivamente visconde, conde e marquês de Sá da Bandeira, alcunha por que era conhecido desde o seu ferimento.

- de 1968. O presidente da República anuncia oficialmente a nomeação de Marcelo Caetano para o cargo de Presidente do Conselho de Ministros, em substituição de António de Oliveira Salazar.

- de 1960. O primeiro debate entre candidatos à presidência dos Estados Unidos televisionado, pôs frente-a-frente John Kennedy e Richard Nixon. Quem viu o debate pela televisão achou que o fotogénico Kennedy tinha ganho; os que ouviram o debate pela rádio acharam que foi Nixon o ganhador. Nixon recusou-se a usar maquilhagem, fazendo-o aparecer esgazeado na televisão.

- de 1984. O governo britânico aceitou o regresso de Hong-Kong à soberania Chinesa em 1997.

 

27 de Setembro

- de 1540. O Papa Paulo III aprova a constituição da Companhia de Jesus.

- de 1810. Batalha do Buçaco entre o exército aliado, formado sobretudo por contingentes britânicos e portugueses, comandado por Wellington, e o exército francês comandado pelo marechal do Império Massena.

- de 1825. Apresentação da primeira locomotiva para um comboio de passageiros, por George Stephenson.

- de 1939. Varsóvia, capital da Polónia, rende-se ao exército alemão, após 19 dias de resistência.

 

28 de Setembro

- de 1066. Guilherme, duque da Normandia, desembarca em Pevensey, no sul da Inglaterra, começando assim a conquista normanda do reino Saxão.

- de 1542. João Rodrigues Cabrilho, navegador português ao serviço da Espanha, descobre a Califórnia ao encontrar a Baía de San Diego.

- de 1863. Nascimento do rei D. Carlos I (1863-1908). Rei em 1889, morreu assassinado no Terreiro do Paço, vítima do movimento republicano que desejava o derrube da monarquia por meios violentos.

- de 1864. No seguimento da reunião da Associação Internacional de Trabalhadores, Karl Marx organiza a Primeira Internacional, que dará corpo à criação dos Partidos Sociais-Democratas e Socialistas em todo o mundo.

- de 1865. Inauguração, em Lisboa, do Teatro do Príncipe Real, mais tarde Teatro Apolo.

- de 1939. Rendição de Varsóvia, capital da Polónia, no começo da Segunda Guerra Mundial. O Tratado Russo-Alemão de Delimitação divide a Polónia. A Lituânia passa para a zona de influência soviética, em troca de alguns territórios polacos, já ocupados.

- de 1974. Levantam-se por todo o país barricadas contra a manifestação da Maioria Silenciosa, organizada para apoiar o presidente da República, general Spínola.

- de 1978. O papa João Paulo I morre em Roma. Foi papa por 33 dias. Sucedeu-lhe João Paulo II.

- de 1995. O primeiro ministro israelita e o presidente da OLP (Organização de Libertação da Palestina) assinam um acordo na Casa Branca, que permite a criação de governo para administrar a maior parte da Margem Ocidental do Jordão, ocupada desde a Guerra dos Seis Dias de 1967.

 

29 de Setembro

- de 1801. Tratado de paz entre Portugal e a República francesa, assinado em Madrid, em consequência da «Guerra das Laranjas», pelo qual Portugal se obriga a fechar os portos aos britânicos.

- de 1829. Os Bobbies, os célebres polícias londrinos, aparecem em público. Criados por meio de uma lei proposta pelo Ministro do Interior britânico, Sir Robert Peel, devem a sua alcunha ao diminutivo do nome do ministro - Bob. 

- de 1941. 33.771 Judeus são mortos durante o massacre de Babi Yar, perto de Kiev, na Ucrânia, no começo da invasão alemã da União Soviética.

- de 1992. Primeiras eleições em Angola cujos resultados não são aceites pela UNITA.

 

30 de Setembro

- de 1791. Estreia da ópera A Flauta Mágica de Mozart, em Viena.

- de 1808. Com o fim do domínio francês em Portugal, o exército português é restabelecido oficialmente, por meio de um Edital onde se informa os oficiais, sargentos e soldados dos locais onde se estão a reorganizar os antigos corpos.

- de 1938. O primeiro ministro britânico, Neville Chamberlain, regressou a Londres, vindo de Munique, onde tinha assinado o Pacto de Munique, que entraga à Alemanha nazi zonas importantes da Checoslováquia, declarando que haverá «paz no nosso tempo».

- de 1949. A Ponte Aérea de Berlim termina, tendo realizado 227.264 voos que levaram mais de 2 milhões de toneladas de produtos essenciais à população de Berlim Ocidental, bloqueada pelos soviéticos.

- de1955.O actor norte-americano James Dean (1931-1955) morreu num acidente de automóvel, na Califórnia. Só participou em três filmes importantes, mas a sua influência como actor manteve-se após a sua morte.

- de 1966. Albert Speer, arquitecto de Hitler, e ministro alemão dos armamentos no fim da Segunda Guerra Mundial foi libertado após ter servido 20 anos de prisão.

- de 1924. Nascimento do escritor norte-americano Truman Capote (1924-1984), em Nova Orleãs, no estado do Alabama. O seu nome de baptismo era Truman Streckfus Persons, tendo adoptado o apelido do padrasto. Conhecido sobretudo pelos seus livros Pequeno Almoço no Tiffany e A Sangue Frio.

- de 1974. Tomada de posse  do 3.º Governo Provisório, chefiado por Vasco Gonçalves.