Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

estrategiaeexcelencia

estrategiaeexcelencia

VOCÊ SABIA?

images.png

 

Vamos lá para mais algumas curiosidades interessantes..... 

- Qual é origem da palavra memorando?

O memorando é uma comunicação escrita, utilizada internamente em ambientes profissionais (órgãos públicos, empresas, instituições, etc.). Embora não seja tão formal quanto uma carta comercial ou ofício, também não deve ser informal a ponto de conter “abraços e beijos”. O memorando deve tratar de um único assunto. No livro Língua Portuguesa – Noções Básicas para Cursos Superiores, os autores Maria Margarida de Andrade e Antonio Henriques explicam que o termo deriva do latim memini, que significa “o que deve ser lembrado’. Eles também sugerem que o memorando seja organizado da seguinte forma: procedência, destinatário, data, assunto, corpo-explanação e assinatura. 

- Por que a bola de tênis tem pêlo?

A bola de tênis é peluda para possibilitar que os jogadores coloquem efeito nas batidas. Por conta da existência dos pêlos (que criam resistência no ar), dependendo da forma como a raquete toca a bolinha, em vez de ela seguir um curso retilíneo, faz uma curva. Quanto mais peluda a bola, mais ar ela é capaz de arrastar e maior é o efeito que causa. Daí os jogadores não gostarem de utilizar bolinhas "carecas". 

- Por que a maratona tem esse nome?

Na Grécia antiga, existia uma planície chamada Maratona. No ano 490 a.C., durante uma batalha contra os persas, os atenienses escolheram seu melhor corredor para buscar reforços. Diz a lenda que Fidípedes correu 250 quilômetros até a cidade de Esparta e mais 40 até Atenas. Caiu morto de exaustão. 

- Qual é a função do aerofólio no carro de Fórmula 1?

Ele serve para diminuir a turbulência causada pelo vento. Por causa da sua aerodinâmica - formato de asas de aviões - o acessório também faz com que o carro de corrida alcance velocidades muito altas. Ao contrário dos aviões, os aerofólios dos veículos são voltados para cima. Isso faz com que o ar que flui por baixo sofra menor pressão do que o que passa por cima. Já o ar que flui na parte superior cria uma pressão aerodinâmica que mantém o veículo colado ao solo e com maior estabilidade. 

- Quem foi Roland Garros, um tenista?

Roland Garros nasceu 1882, na França. Piloto de aviões experiente, ele foi o primeiro francês a cruzar o mar Mediterrâneo pelo ar. Durante a Primeira Guerra Mundial, percebeu que poderia ser mais bem-sucedido nas batalhas aéreas se encontrasse um jeito de atirar de maneira automática. Ele juntou pratos defletores a lâminas do motor do avião Morane-Saulnier. Em de abril de 1915, aproximou-se da aeronave alemã Albatros B II, que fazia reconhecimento aéreo. O piloto alemão foi pego de surpresa e Garros atirou. Atingido e capturado pelos inimigos, Garros viu sua invenção ser usada pelos alemães. Ele morreu em 1918, cinco semanas antes do fim do cessar-fogo.

Para a próxima semana tem mais....