Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

estrategiaeexcelencia

estrategiaeexcelencia

01.07.11

IMAGEM DO VIOLÃO

 

APRENDA
A TOCAR VIOLÃO EM 5 AULAS

 

MÉTODO
SIMPLES E PRÁTICO

 

POR MARCOS F.SILVA

 

 

INTRODUÇÃO

 

Antes de mais nada, quero explicar que estas são APENAS DICAS e não se tratam de aulas de partitura, conhecimento de música etc….. 

Trata-se de um método simples, um “empurrãozinho” para todos aqueles que quiserem aprender o BÁSICO/POPULAR e depois andarem “com suas próprias pernas”! Trata-se de dicas eficazes que me ajudaram a aprender a tocar a muitos anos e que também tive o privilégio de ajudar muitos amigos a aprenderem também. Com estas dicas, acreditem: Se você não estiver tocando nenhuma música no máximo em 3 MESES, lamento mas o violão não deve ser o seu instrumento…. 

Então, vamos a isso?

  


Passo

 

Em primeiro lugar e antes de mais nada é imprescindível que você tenha três coisas:

 

1.  O violão (como é óbvio)

2.  Tempo

3.  Força de vontade 

 

E por que digo isso? Raciocinemos:

Se você tiver o violão e a força de vontade mas não tiver tempo (ou não organizar o seu tempo para praticar pelo menos 15 minutos todos os dias), você NÃO VAI CONSEGUIR!

Se você tiver o violão e o tempo a seu favor mas não tiver a força de vontade (quer aprender só porque seus amigos (as) também tocam), você NÃO VAI CONSEGUIR!

E por último, se você tiver o tempo e a força de vontade mas não tiver um violão para praticar (nem que seja emprestado do amigo), lamento dizer de novo mas você NÃO VAI CONSEGUIR.

Neste método, você tem que ter disciplina, vontade, praticar todos os dias nem que seja um pouco, pois só assim é que vai chegar lá…..

 

 


PASSO

CONHECENDO
O INSTRUMENTO

 

 

VIOLÃO

 

 

 

1- Tampo

Corresponde ao corpo do violão. A sonoridade pode variar de acordo com o tamanho, formato, madeira usada na confecção do instrumento. 

2- Rastilho

Parte do instrumento que se prende as cordas  

3- Cavalete

Serve de suporte para prender o Rastilho na altura correta. 

4- Boca

Orifício localizado no corpo do violão por onde o som se propaga. 

5- Cordas

Parte fundamental onde são produzidas as notas musicais. O som e formado a partir da casa pressionada no braço do instrumento. Braço é Parte do instrumento onde se localiza as casas e os trastes. 

6- Trastes

Dividem o braço do instrumento em casas de maneira à alcançar a altura correta das notas. 

7- Casas

Indicam exatamente a localização das Nota musicais. 

8- Pestana

Tem a função de servir como apoio para as cordas direcionando-as para as tarrachas. 

9- Tarachas

Tem a finalidade de alcançar a afinação correta, afroxando ou apertando as corda, conforme a necessidade. 

10- cabeça

Encontrada na parte superior do braço, serve de suporte para o mecanismo das Tarachas.

 

 


PASSO

AFINAÇÃO

Uma vez que já temos o violão, a força de vontade, o tempo, e já conhecemos o nosso instrumento, a primeira coisa a fazer agora é AFINÁ-LO! Acredite: Sem afiná-lo você não vai a lugar nenhum. E como fazê-lo? Bem se você puder, compre um afinador (pode ser o mais simples possível) como este da Korg (foto)

afinador-korg-ca30

 

 

Existem outras marcas boas e baratas também mas este é um dos mais simples para um iniciante praticar. Ao ligar o afinador no botão (on/vermelho) escolha a alternativa (Guitar/Bass) e cada corda com o seu respectivo número e nome deverá ser apertada ou solta de acordo com o que determina o diapasão. Por exemplo, se a corda que você estiver afinando, o “cursor” marcar antes dos 440 (centro) tem de ser apertada. Se o cursor estiver depois dos 440 (centro) deve ser solta. Não importa por qual corda comece a afinar com o diapasão. Apenas siga uma sequência:

 

1.   Primeira corda (mi) a mais fininha

2.   Segunda (si)

3.   Terceira (sol)

4.   Quarta (ré)

5.   Quinta (lá)

6.   Sexta (MI) a mais grossa.

 

Ou pode ser ao contrário, da sexta para a primeira. Se não conseguir comprar ou não tiver em sua área onde vive lojas que vendam afinadores, você também pode afinar “de ouvido”. Para isso, terá que afinar corda a corda. A afinação correta do seu violão é parte fundamental para que você possa harmonizar seu instrumento. Com o violão desafinado todas as músicas tocadas parecem estar erradas. Abaixo é apresentado uma explicação simples de como afinar seu violão.

 

1. Afinando a 5ª corda - LÁ

Para se iniciar a afinação é necessário antes ter algum som como referência. Começamos a afinação diretamente na 5ª corda pois temos fontes comuns de referência para este som. Especificamente desta corda LÁ (5ª corda de baixo para cima) podemos ter como base o som do pulso do telefone que vibra igual a 440hz. Escute o pulso do seu telefone e vá girando a tarracha da corda LÁ até que os dois sons vibrem de maneira harmoniosa, ou seja, não pareçam estar diferentes. Nota: Se você não tiver como ouvir o “tal” som de referência, aperte a “tarracha” da 5ª corda em 4 voltas completas a partir da sua posição normal. Obs: Não ficará com a afinação de um diapasão, porém, é uma base para afinar todo o instrumento.

2. Afinando a 4ª corda - RÉ

Com a 5ª corda afinada podemos até afinar a 4ª corda (RÉ) sem precisar ouvir uma outra fonte de som como referência. Para isto basta tocar a 5ª corda no 5º traste e em seguida tocar a 4ª corda solta. Os dois sons devem ser iguais. Vá girando a tarracha da corda RÉ até que os dois sons se igualem.

3. Afinando a 3ª corda - SOL

O processo aqui é igual ao anterior. O som da 3ª corda (SOL) solta deve ser igual ao da 4ª corda tocada no 5º traste. Vá girando a tarracha da corda SOL até que os dois sons se igualem.  

4. Afinando a 2ª corda - SI

A diferença aqui é que a 2ª corda (SI) tocada solta é igual a 3ª corda tocada no 4º traste. Vá girando a tarracha da corda SI até que os dois sons se igualem.

5 . Afinando a 1ª corda - MI (ou "mizinha")

A 1ª corda (mizinha) tocada solta tem o mesmo som da 2ª corda (SI) tocada no 5º traste. Como nas estapas 1, 2 e 3. Vá girando a tarracha da corda MIZINHA até que os dois sons se igualem.

6 . Afinando a 6ª corda - MI (ou "mizão")

A 6ª corda (mizão como é conhecida) tocada solta tem o mesmo som da 1ª corda (mizinha) tocada solta porém em oitavas diferentes, ou seja, o som é o mesmo embora um seja mais grave e o outro mais agudo. Vá girando a tarracha da 1ª corda MIZÃO até se igualem ao som da corda mizinha solta.

Notas:       Mi     Lá     Ré    Sol   Si      Mi

Cordas:    6ª      5ª      4ª      3ª      2ª      1ª

 

Existe um site brasileiro que o ajuda a afinar se tiver alguma dificuldade. Anote o endereço:

http://www.cifras.com.br/tutorial.htm?cod=afine-corretamente-seu-violao_4

 

 


PASSO

CONHECENDO
AS CIFRAS

 

Cifra é um sistema de notação musical usado para indicar através de símbolos gráficos ou letras os acordes a serem executados por um instrumento musical (como por exemplo uma guitarra/violão). As cifras são utilizadas principalmente na música popular, acima das letras ou partituras de uma composição musical, indicando o acorde que deve ser tocado em conjunto com a melodia principal ou para acompanhar o canto. Este tipo de notação ou cifragem indica ao executante o acorde que ele deve usar, mas deixa a sua sensibilidade musical responsável pela maneira exata na qual ele executará os acordes. Esta é a forma textual:

 

CIFRAS                                                                                   NOTAS

A                                                                                                 LÁ                                                                          
B                                                                                                 SI                             
C                                                                                                 DÓ                   
D                                                                                                 RÉ                                                     
E                                                                                                 MI                              

F                                                                                                 FÁ                                                                 
G                                                                                                 SOL 

 

Existem ainda outros símbolos que precisamos conhecer, como por exemplo.

M = menor                            (exemplo: Gm = Sol menor)

# = sustenido                       (exemplo: A # = Lá sustenido)

b  = bemol                             (exemplo: Mib = MI bemol)

7 = com sétima                     (exemplo: C7 = Dó com sétima)

+ = Aumentada                    (exemplo: A7+ = Lá com sétima aumentada)

 


PASSO

Tocando

O que você tem de fazer agora é escolher a música que quer aprender (escolha de preferência uma com poucos acordes/mais simples, uma vez que está iniciando) e comece a treiná-la! É tão simples quanto isso.  Para achar a música ou o cantor/grupo que toca a canção que você quer aprender, vá ao site:http://www.cifraclub.com.br/

Neste site você encontra os cantores e músicas em categorias de A a Z, escolhe o seu grupo, sua música, imprima (se for o caso) e comece a praticar. Normalmente, as cifras vêm escritas por cima da frase ou palavra em que você deve tocar e além disso, também marca de forma exata onde você deve trocar para outra cifra. Não é de todo mal você ouvir bem a música que quer aprender para conhecê-la melhor, além de saber exatamente onde tocar os acordes, fazer as mudanças e acompanhar o seu ritmo certo! ATENÇÃO: Uma vez que você está iniciando, não espero logo de “cara” a perfeição! Você nas primeiras vezes, NÃO VAI TOCAR EXATAMENTE IGUAL AO CANTOR! Por isso mesmo, pratique, treine, treine, treine…..O ritmo e as “batidas” você conseguirá apanhar com o tempo. Comece a tocar com uma batida leve (de cima para baixo e de baixo para cima) devagar, até apanhar o ritmo certo. Depois com o passar dos dias e dos treinos, comece a praticar os “dedilhados” (tocar uma corda de cada vez) SEMPRE começando com o “baixo” da nota que é sempre a corda mais grossa do acorde. 

 

A POSIÇÃO DAS MÃOS É OUTRO PORMENOR MUITO IMPORTANTE:

 

Veja
como usar os dedos da mão esquerda

 

 

M ESQUERDA

 

 

 

ACORDES

 

 

 

Agora,
os dedos da mão direita:

 

 

MÃO DIREITA

 

 

No caso da mão direita, não usamos o dedo “mindinho” e estas letras querem dizer exatamente os nomes dos dedos utilizados, a saber:

P– Polegar

I– Indicador

M– Médio

A– Anular  

Posição
para tocar melhor:

 

 

 

POSIÇÃO DO VIOLÃO

 

CONCLUSÃO

 

Espero que, com estas dicas, você possa dar início a sua carreira de músico….

Espero sinceramente que você se empenhe, se esforce, aprenda e pratique, como já referi, pelo menos de 15 a 30 minutos todos os dias. Aprenda a fazer exercícios de velocidade, ou seja, tocando corda a corda de traste em traste, de cima para baixo e depois ao contrário.

Isto vai ajudar a você ganhar velocidade. Agora está por sua conta. Quando aprender a “tirar” a sua primeira música, tente também cantar em acompanhamento e logo criará gosto e ânimo para “tirar” a segunda, a terceira e assim por diante…

Se tiver alguma dúvida que os sites que sugeri não responder, terei imenso gosto em ajudar. Deixe a sua questão nos meus endereços eletrônicos que assim que puder, responderei:

dasilva-rep.com@hotmail.com

metafora2010@gmail.com 

Pode também ir ao Facebook e me encontre por lá: Marcos Ferreira Silva.

Se preferir no Twitter, o link é: http://twitter.com/MarcosSilva1966 

Bom aproveitamento e sucesso!

193 comentários

Comentar post

Pág. 1/11

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2012
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2010
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub