VALE GLACIAR DO ZÊZERE!
Bom dia, Boa tarde, Boa noite....
Nas "coisas de Portugal" de hoje, convido a todos (em especial os que não conhecem) a conhecerem o Vale Glaciar do Zêzere.
Manteigas é uma vila portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e subregião da Beira Interior Norte, com cerca de 3 400 habitantes. E é em Manteigas que está localizado o Vale Glaciar do Zêzere, que com a sua forma perfeita em 'U' é um dos melhores exemplos da modelação da paisagem pelos glaciares. A zona fica também frequentemente coberta de neve no Inverno e eventualmente no inicio da Primavera. Rodeada por grandiosas paisagens, a vila de Manteigas fica em plena cadeia montanhosa da Serra da Estrela, a mais elevada em Portugal continental. Este Vale, é "uma maravilha da natureza que mostra bem os vestígios da glaciação há milhares de anos”, sustenta o presidente da Câmara de Manteigas, acrescentando que está integrado no Parque Natural da Serra da Estrela e na Rede Natura 2000.
Como já mencionado, este vale em forma de U, o maior Vale Glaciar da Europa, desfruta de belezas geológicas inigualáveis como as austeras rochas graníticas dos cântaros Magro, Gordo e Raso (1 928 metros de altitude) e de reservas biogenéticas de elevado valor natural e paisagístico, acrescenta a autarquia de Manteigas. São 13 quilómetros de serra, cunhados pelos gelos de há 20 mil anos, onde hoje corre o Rio Zêzere. O Vale enquadra-se na mais alta cordilheira de Portugal Continental.
Desce até à zona onde hoje está a vila de Manteigas, numa das mais pitorescas estradas de montanha do país. Do passado glaciar ficaram a Nave de Santo António, o Covão da Ametade e o vale da Candieira. O Zêzere nasce por ali, pelo sopé do Cântaro Magro, sendo um dos grandes rios da Estrela – o outro é o Mondego.