Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

estrategiaeexcelencia

estrategiaeexcelencia

VALE GLACIAR DO ZÊZERE!

17.07.11 | estrategiaeexcelencia

Vale Glaciar do Zêzere 1

Bom dia, Boa tarde, Boa noite.... 

Nas "coisas de Portugal" de hoje, convido a todos (em especial os que não conhecem) a conhecerem o Vale Glaciar do Zêzere.

Manteigas é uma vila portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e subregião da Beira Interior Norte, com cerca de 3 400 habitantes. E é em Manteigas que está localizado o Vale Glaciar do Zêzere, que com a sua forma perfeita em 'U' é um dos melhores exemplos da modelação da paisagem pelos glaciares. A zona fica também frequentemente coberta de neve no Inverno e eventualmente no inicio da Primavera. Rodeada por grandiosas paisagens, a vila de Manteigas fica em plena cadeia montanhosa da Serra da Estrela, a mais elevada em Portugal continental. Este Vale, é  "uma maravilha da natureza que mostra bem os vestígios da glaciação há milhares de anos”, sustenta o presidente da Câmara de Manteigas, acrescentando que está integrado no Parque Natural da Serra da Estrela e na Rede Natura 2000.

 

Vale Glaciar do Zêzere 2

 

Como já mencionado, este vale em  forma de U, o maior Vale Glaciar da Europa, desfruta de belezas geológicas inigualáveis como as austeras rochas graníticas dos cântaros Magro, Gordo e Raso (1 928 metros de altitude) e de reservas biogenéticas de elevado valor natural e paisagístico, acrescenta a autarquia de Manteigas. São 13 quilómetros de serra, cunhados pelos gelos de há 20 mil anos, onde hoje corre o Rio Zêzere. O Vale enquadra-se na mais alta cordilheira de Portugal Continental. 

 

Vale Glaciar do Zêzere

 

Desce até à zona onde hoje está a vila de Manteigas, numa das mais pitorescas estradas de montanha do país. Do passado glaciar ficaram a Nave de Santo António, o Covão da Ametade e o vale da Candieira. O Zêzere nasce por ali, pelo sopé do Cântaro Magro, sendo um dos grandes rios da Estrela – o outro é o Mondego.

2 comentários

Comentar post