07.08.11
Bom dia, Boa tarde, Boa noite...
Nesta nova semana de informações, nas "coisas de Portugal" de hoje, gostaria de compartilhar com vocês um pouquinho deste paraíso que é o Portinho da Arrábida! Trata-se de uma pequena aldeia, pertencente à freguesia de São Lourenço, concelho e distrito de Setúbal, mais conhecida pela praia adjacente à localidade. Localiza-se na Serra da Arrábida que a rodeia a Norte, a Oeste de Setúbal (cerca de 13 km) e a Este de Sesimbra cerca de 21 km), tendo a Sul o Oceano Atlântico, junto à foz do rio Sado.
O acesso, vindo de Setúbal, é difícil e faz-se, por terra, de duas maneiras: pelo coração da Serra da Arrábida, uma estrada montanhosa, estreita e com um pavimento algo irregular, apesar de ser um percurso pitoresco com paisagens bonitas; por uma estrada com problemas de estabilização de vertentes e com trânsito condicionado ao fim-de-semana: só se pode regressar antes das 9 horas e depois das 18 horas; só para veículos ligeiros (ou outros devidamente autorizados).Por Sesimbra, é a estrada montanhosa que leva a Setúbal. Ao chegar ao Portinho, a estrada é estreita e de trânsito condicionado durante o fim-de-semana, das 9H às 18H.
Pontos de Interesse: Apesar da sua pequena dimensão, o Portinho da Arrábida tem três locais de interesse: o Museu Oceanográfico, a Pedra da Anicha e, claramente a mais conhecida, a praia do Portinho da Arrábida. Localizada entre as praias de Alpertuche (a ocidente) e de Galápos (a oriente) é uma praia rochosa, junto à localidade, sendo mais arenosa à medida que se caminha para este (em direção a Setúbal).
Recentemente foi melhorado um acesso à praia, com parques de estacionamento, que facilita aos visitantes chegarem à praia e permite um desanuviamento de trânsito no Portinho. Vindo do Portinho, os turistas/veraneantes escolhem a parte mais rochosa ou caminham, numa via de terra batida, bastante acidentada, até à parte maior e mais arenosa.
Museu Oceanográfico: Localiza-se no Forte de Santa Maria da Arrábida e possui uma coleção de fauna e flora da Arrábida, fundada pelo naturalista setubalense Luíz Gonzaga do Nascimento.
Pedra da Anicha: É uma afloramento rochoso, pertencente a uma antiga linha de costa, a 100 metros da praia e é Reserva zoológica do Parque Natural da Arrábida, pela sua fauna marinha e algumas algas. É também conhecida por ser um local de caça submarina, apesar de haver alguma controvérsia sobre a legalidade desta ação. (Fonte e maiores informações: Wikipédia)
Mais uma vez e em resumo, eu recomendo: Vale mesmo à pena conhecer este belíssimo local!!!